Sumario: Segundo a teoria sociológica, todas as sociedades constroem formas de celebração de seus valores e identidade. Neste contexto, autores como DaMatta (2003), MacAloon (1984) e Klausen (1995) afirmam que os Jogos Olímpicos tem como fundamento valores da modernidade ocidental e, como tal, funcionam como rituais seculares de celebração desses valores. Podemos observar a elevada quantidade de olimpíadasde todos os tipos, muitos sem nenhuma conexão com o esporte. Todavia, no contexto de sociedades cada vez mais plurais (HALL, 2000) não se conhece como estes valores ritualizados são apropriados no âmbito local. Este projeto tem por objetivo investigar os sentidos, significados e valores envolvidos na realização jogos e olimpíadas escolares, com ênfase em seus rituais de abertura, premiações e encerramento. A pesquisa, de caráter etnográfico, adotará como instrumentos de coleta de dados a observação (registrada em diário de campo), técnicas de entrevistas e a análise de documentos relacionados à organização dos eventos a serem investigados. Trabalhamos com a hipótese da existência de deslocamentos de significado na elaboração de sentimentos e identidades coletivas em face das tensões entre as diferentes possibilidades de elaboração de valores e identidades. Neste contexto, tais elaborações oscilariam entre uma generalidade formal e reapropriações específicas segundo os códigos e demandas dos grupos e instituições que os organizam.
Fecha de início: 30/11/2009
Plazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nombre |
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Coordinator * | OTÁVIO GUIMARÃES TAVARES DA SILVA |
Student Master * | GUILHERME FERREIRA SANTOS |
Student Master * | ANA GABRIELA ALVES MEDEIROS |