EVALUATION OF MUSCLE FUNCTION, PHYSIOLOGICAL AND PSYCHOLOGICAL RESPONSES IN THE DIFFERENT PHASES OF THE MENSTRUAL CYCLE IN WOMEN EXPERIENCED IN STRENGTH TRAINING.

Sumario: O ciclo menstrual fisiológico ocorre com diferentes fases e concentrações dos hormônios ovarianos em mulheres que não fazem uso de método anticontraceptivo. (CARMICHAEL et al., 2021). Um ciclo menstrual que ocorre regularmente é definido como eumenorreico e possui duração em torno de 28 dias, sendo caracterizado por fases completamente distintas
nas concentrações hormonais. A primeira fase tem início no primeiro dia da menstruação, apresentando baixas concentrações sanguíneas de estrogênio e progesterona.
Aproximadamente 12 dias depois, ocorre um aumento na concentração do hormônio luteinizante e em seguida a ovulação. Posteriormente ocorre a fase lútea caracterizada por altas concentrações de estrogênio e progesterona. (CARMICHAEL et all., 2021; JANSE DE JONGE; THOMPSON; HAN, 2019)
O estrogênio e a progesterona podem interagir entre si e cada um deles causa muitos efeitos fisiológicos (Janse de Jonge, 2003). Podem influenciar positivamente parâmetros cardiovasculares, respiratórios, neuromusculares, neurocognitivos, metabólicos e consequentemente o desempenho físico (DAM et al., 2022). Devido as flutuações cíclicas destes hormônios durante um ciclo menstrual e suas influências em diversos parâmetros o ciclo menstrual tem sido muito investigado.
Janse de Jonge et al., (2001) e Romero-Moradelada et al., (2019), demonstram que a força muscular de mulheres eumenorreicas não é influenciada pela fase do ciclo menstrual.
Já Gordon et al., 2013, verificou que a fase do ciclo menstrual pode influenciar no pico de torque nos extensores e flexores do joelho, mas isso não ocorre em mulheres que fazem uso de métodos anticontraceptivos orais. Em contrapartida Dam et al., (2022), propõe que o desempenho muscular durante o ciclo menstrual se correlaciona com aspectos psicológicos,
mas não com flutuações nos hormônios sexuais. Diversas mulheres relatam experiências como dores de cabeça, cólicas abdominais, inchaço, dor na mama, alterações gastrointestinais e alterações de humor no período de sangramento do ciclo menstrual e nos dias que o antecedem. Assim, avaliar a força muscular e o estado psicológico durante os dias de sangramento e no período que o antecede, assim como nas demais fases do ciclo menstrual pode ter grande relevância para controle de carga/volume na prescrição do
treinamento de força.

Fecha de início: 01/01/2023
Plazo (meses): 48

Participantes:

Papelorden descendente Nombre
Coordinator * RICHARD DIEGO LEITE
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910