Educação Física e Educação Infantil: diálogos entre os documentos orientadores, produções acadêmico-científicas e formação docente
Resumo: Discute a relação da Educação Física com a Educação Infantil, por meio de produções acadêmico-científicas da área e das ementas/bibliografias de disciplinas sobre a infância, em interface com os documentos que orientam essa primeira etapa da Educação Básica no Brasil. Este estudo combinará duas metodologias: a pesquisa documental-bibliográfica e a pesquisa descritivo-interpretativa. Na produção dos dados, utilizará como fontes as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, a Base Nacional Curricular Comum, tese/dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física do Brasil, artigos veiculados nos principais periódicos científicos da área, Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (1978-2015) e ementas/bibliografias das disciplinas que tratam da Educação Infantil nos cursos de formação inicial em Educação Física das universidades públicas do país. Espera-se, com este estudo, afirmar práticas pedagógicas e dar visibilidade às produções que reconhecem e valorizam as crianças como sujeitos de direitos, produtoras de cultura e protagonistas em seus processos de socialização e desenvolvimento empreendidos nas aulas de Educação Física com a Educação Infantil.
Data de início: 02/05/2016
Prazo (meses): 68
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Aluno Doutorado | ALEXANDRE FREITAS MARCHIORI |
Coordenador | ANDRÉ DA SILVA MELLO |
Aluno Mestrado | ANNE SCHNEIDER EWALD |
Aluno Doutorado | BIANCA ANDREATTA SCOTTÁ |
Aluno Doutorado | ÉRICA BOLZAN |