Dinâmicas sociais infantis: jogos e práticas corporais em comunidades tradicionais do ES

Resumo: Resumo: O estudo tem como objetivo analisar os significados das praticas corporais dentre esses jogos, brincadeiras e o saber fazer corporal e os sentidos atribuídos pelo grupo social. A pesquisa será realizada em duas comunidades que apresentam características culturais tradicional. Justifica-se pelo entendimento de estudos realizados da relação das práticas corporais e a influência dos grupos sociais na dinâmica dos espaços de apreensão e aprendizagem. O processo metodológico aponta para a utilização de entrevista guiada conforme Richardson (1999) com roteiro pré-estabelecido. Os informantes serão escolares das escolas do Ensino Básico moradores das comunidades. A referência teórica baseará em Georges Balandier (1998), utilizando das categorias, tradição, ruptura, significados e continuidades.
Palavras chave: comunidades tradicionais; educação física; tradição; continuidade

Data de início: 16/05/2013
Prazo (meses): 13

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910