FORMAÇÃO CONTINUADA E INCLUSÃO: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Resumo: O estudo tem como foco as implicações de um processo de formação continuada de professores de Educação Física na perspectiva da educação inclusiva. Nesse contexto, temos como objetivo Compreender como uma ação de formação continuada afeta a prática pedagógica dos professores de Educação Física no processo de inclusão, ressignificando sua prática pedagógica. Adotamos como caminho metodológico, a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, numa perspectiva colaborativa. Os dados serão coletados por meio da narrativa, do diário de campo e do uso de entrevista semi- estruturada. Os sujeitos do estudo serão constituídos por um número entre 5 e 10 professores da rede municipal de Cariacica, ES, que por adesão voluntária, participarão de encontros semanais de formação, de três horas presenciais e três não presenciais, no LAEFA/CEFD/UFES. Com os resultados deste estudo espera-se: 1) produzir informações que subsidiem as secretarias de educação nas políticas de formação continuada de professores; 2) Que a partir do processo de reflexão-ação-reflexão nos encontros de formação, os professores colaborativamente e de forma aprendente, possam ressignificar suas práticas pedagógicas na perspectiva da inclusão

Data de início: 2011-05-12
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papel Nomeordem decrescente
Coordenador José Francisco Chicon
Pesquisador Maria das Graças Carvalho Silva de Sá
Acesso à informação
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