REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Nome: Walk Loureiro
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/12/2010
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
Valter Bracht Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
Valter Bracht Orientador
Silvana Ventorim Examinador Externo
Sandra Soares Della Fonte Examinador Interno

Resumo: O principal objetivo do trabalho é compreender o pensamento, o sentimento e as ações
tomadas pelos professores de Educação Física em relação a sua formação continuada.
Para tanto escolhe a grande teoria das Representações Sociais, especialmente devido
a importância que essa teoria atribui ao senso comum, que é uma das noções centrais
para o conceito de representação social. Optando pela Abordagem Estrutural, que
corresponde a uma das três correntes que compõem aquela grande teoria, levanta
hipóteses explicativas para a existência da representação social de formação
continuada, tratando de sua organização interna e da dimensão cognitiva da mesma.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utiliza da Técnica de Livre Associação (e o
tratamento dos dados alcançados por meio do software EVOC 2000) e da Técnica de
Escolhas Hierarquizadas Sucessivas que são duas ferramentas de pesquisa bastante
comuns nas investigações sobre representações sociais , aliadas com a realização de
entrevistas semiestruturadas. Aponta para a ocorrência de um fenômeno que tem
deslocado o núcleo central da representação social de formação continuada da
aprendizagem para a qualificação tornando a busca por qualificação na formação
continuada um atributo individual, de responsabilidade única e exclusiva do professor.

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