SIGNIFICAÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS PRÁTICAS DOCENTES DE UMA PROFESSORA

Nome: RENATA GUISSO DE OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/03/2010
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
ZENÓLIA CHRISTINA CAMPOS FIGUEIREDO Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
ZENÓLIA CHRISTINA CAMPOS FIGUEIREDO Orientador
SANDRA SOARES DELLA FONTE Examinador Interno
DINAH VASCONCELOS TERRA Examinador Externo
ANDRÉ DA SILVA MELLO Examinador Interno

Resumo: O objeto de estudo desta investigação foi compreender a significação da disciplina
Educação Física a partir das práticas de docência de uma professora, bem como do
seu olhar sobre essas práticas. Esta pesquisa tem, como objetivos específicos,
entendê-las em diálogo com a literatura e indicar caminhos para novas
compreensões acerca dessa profissão. Além disso, objetiva analisar como essas
práticas permitem remeter um significado à Educação Física na escola estudada. Ao
definir esses objetivos, percebe-se que os possíveis caminhos teórico-metodológicos
poderiam seguir pelo campo das relações profissionais, por isso o estudo se ancora
no campo da Sociologia e da Educação, buscando uma interlocução com a área de
atuação: Educação Física. Em face dos dados coletados, identifica quatro
elementos de significação para, a partir de uma análise interpretativa baseada no
eixo profissão-docência-identidades, buscar significações possíveis para a
Educação Física. Esses elementos são: a relação professora-alunos, o contexto
socioenconômico, a questão das identidades e o comprometimento do docente com
a profissão, consigo mesmo e com a área. Em vista do relacionamento professoraalunos,
apreende que essa questão apresenta suas complexidades, mas, nesse
contexto, é fundamental para o processo ensino-aprendizagem dos alunos. Com
relação ao contexto socioeconômico, reconhece ser este um fator determinante para
as ações da professora pesquisada e para a significação da Educação Física, já que
a colaboradora pretende sempre transformar sua prática docente em face da
realidade local, visando ao preenchimento das necessidades dos alunos. As
identidades pessoal e profissional da professora pesquisada são permanentemente
(re)construídas a partir de si ou dos outros, tendo como implicação na Educação
Física o fato de que a docência, por ser uma intervenção profissional na prática
social, está intimamente imbricada com as identidades dos sujeitos, à medida que
deles são exigidas posturas éticas e políticas no desenvolvimento profissional. Em
face do compromisso com a profissão, consigo mesmo e com a área, compreende
que o desenvolvimento de um bom trabalho com a Educação Física está relacionado
com o empenho do profissional com esses três fatores.

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