Diretrizes curriculares para o ensino da Educação Física nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo

Nome: José Roberto Gonçalves de Abreu
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 06/08/2020
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
Amarílio Ferreira Neto Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
Wagner dos Santos Examinador Interno
Juliana Martins Cassani Examinador Externo
José Francisco Chicon Examinador Interno
Felipe Ferreira Barros Carneiro Examinador Externo
Amarílio Ferreira Neto Orientador

Resumo: Esta Tese investigou um período de trinta anos da disciplina de Educação Física no Ensino Técnico Integrado ao Médio – ETIEM, tendo como referência, 21 campi do Instituto Federal de Educação do Estado do Espírito Santo - Ifes. Assim, ao longo de seis capítulos, o trabalho analisou como a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, organiza a sua oferta de Educação Básica e escolariza o componente curricular Educação Física. A Tese objetivou compreender o Ensino Médio, enquanto última etapa da Educação Básica no Brasil, bem como a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, dos Institutos Federais de Educação e as respectivas inserções, nestes contextos, da disciplina de Educação Física. O estudo faz uma análise das publicações científicas que abordaram/discutiram, a escolarização da Educação Física na Educação Profissional, desde a reorganização da Rede Federal, a partir da Lei 8.892/2008, que implantou os Institutos Federais. A Tese analisou e discutiu, os principais documentos e legislações vigentes, que, amparam e regulamentam, o Ensino Médio Brasileiro: a Constituição Federal do Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Decretos e demais documentos orientadores, como as Diretrizes Curriculares, Referenciais, e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. No processo de construção, analisou os planos de ensino da disciplina Educação Física de todos os campi do Ifes, que ofertaram a disciplina no ano de 2018. O desenvolvimento dessas etapas da Tese, possibilitou compreender, o cenário de escolarização, bem como os fundamentos das práticas dos(as) professores(as) de Educação Física do Ifes. Ao final, a partir dos resultados dos capítulos, a Tese propõe 15 Diretrizes curriculares para o ensino da Educação Física nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Ifes, baseando-se na sua natureza institucional e, alinhadas com a BNCC e com Lei 13.415/3017. O percurso metodológico da Tese, que está organizada em introdução, cinco capítulos e as considerações finais, tem uma natureza plurimetodológica. Assim, interligados pelo objetivo geral do estudo, cada objetivo específico desta Tese corresponde a um artigo/capítulo e apresenta um escopo estrutural (in)dependente. A partir das previsões da BNCC, o estudo cataloga, a partir de oito categorias, os principais objetivos e conteúdos, que têm sido pensados/praticados pelos(as) docentes no Ifes. Sustentamos a Tese de que a consolidação da Educação Física como componente curricular, no âmbito dos Ifes, está fundamentada em um projeto de escolarização com formação propedêutica integrada aos saberes técnicos dos diferentes cursos de ETIEM. Entendemos assim, que esta Tese representa um rumo ao planejamento de ensino da Educação Física, bem como uma contribuição para o seu fortalecimento enquanto componente curricular, oportunizando uma aproximação pedagógica entre os diferentes campi e a integração entre o ensino técnico e o propedêutico Ifes. Finalmente, pretendemos que constitua, a critério da Reitoria, um incentivo à construção coletiva de uma Proposta Curricular para o Ensino da Educação Física nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo.

Palavras-chave: Ensino médio. Ensino técnico Integrado. Educação Física. Diretrizes Curriculares. Instituto Federal de Educação. Proposta pedagógica.

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