Infância e Natureza: uma investigação sobre educação e lazer na cidade de Vitória/ES

Nome: ANGÉLICA CAETANO DA SILVA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 12/12/2019
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
FELIPE QUINTÃO DE ALMEIDA Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
ANA CRISTINA RICHTER Coorientador
JAISON JOSÉ BASSANI Examinador Externo
RAUMAR RODRÍGUES GIMÉNEZ Examinador Externo
VALTER BRACHT Examinador Interno
IVAN MARCELO GOMES Examinador Interno

Páginas

Resumo: A presente tese objetiva descrever e analisar relações entre lazer e educação da infância na cidade – mediadas pela brincadeira e pelo brinquedo – a partir de uma incursão em dois lugares empíricos: uma instituição de educação infantil e um parque público, ambos na cidade de Vitória/ES. Em interlocução com os trabalhos de Adorno e Horkheimer em torno da indústria cultural, assim como com os escritos de Walter Benjamin em sua arqueologia da modernidade, focaliza as relações entre natureza e cultura que são produzidas e se produzem na cidade. Nela emergem “lamentos antiurbanos” que exaltam a necessidade da vida ao ar livre, de exercícios físicos e jogos junto à natureza, entre outros, que reivindicam a criação de novos espaços. Tais espaços produzem e redesenham uma natureza interna à cidade, na qual a infância entra em cena como expressão de uma natureza (humana). Nesse contexto se (re)configuram ambientes de lazer e de educação, na mesma medida em que se (re)organizam as relações entre adultos e crianças, as tipologias e as finalidades dos brinquedos e das brincadeiras que se atualizam historicamente e que, no contemporâneo, se apresentam com novas faces, mediante uma explosão de práticas e discursos que atualizam e põem em relevo o “natural” na tríade infância, lazer e educação infantil. De caráter qualitativo e inspiração etnográfica, com fontes produzidas por meio de análise documental, observação de campo e entrevistas com atores que atuam na educação e no lazer da infância, o trabalho expõe três categorias de análise que buscam condensar o objetivo proposto e dar materialidade à nossa época: a fotografia, o oficineiro e a cerca que colocam em cheque a possibilidade de uma (re)aproximação com a natureza, que, mediada pela técnica, acaba por reafirmar, na contramão, uma relação sempre ainda danificada ou uma pseudo-reconciliação.

Palavras-chave: Natureza; Infância; Cidade; Educação Infantil; Lazer; Parque Urbano.

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