Tópicos Especiais em Educação Física e Cultura Popular na América Latina

Código: PGEF-50
Curso: Mestrado em Educação Física
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: O debate contemporâneo acerca da cultura popular. Cultura popular no contexto da globalização. Currículo, cultura popular e diversidade cultural. Descolonização de saberes. Formação em Educação Física e sua relação com práticas corporais populares e/ou dos povos originários da América Latina
Bibliografia: a) Bibliografia básica
CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa Pezza Cintrão e Ana Regina Lessa. São Paulo: EDUSP, 1997.

CHAUI, Marilena. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.

IANNI, O. Teorias da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

DAOLIO, J. Educação Física e o Conceito de Cultura. Campinas, SP.: Autores Associados, 2004.

b) Bibliografia complementar
ABIB, P. R. J. Capoeira Angola: cultura popular e o jogo dos saberes na roda. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP., 2004.

ALMEIDA, J. Geopolíticas e descolonização do conhecimento. Seminário Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Anais. v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/SNPGCS/article/view/1482.

BRACHT, V., CRISÓRIO, R. Educação física no Brasil e Argentina. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

CANEVACCI, M. Diversidade nômade e a mutação cultural. In: TRINDADE, L. Azoilda e SANTOS, R. (Org.). Multiculturalismo: mil e uma faces da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

CERTEAU, M. A cultura no plural. Trad. Enid Abreu Dobránsky. Campinas-SP: Papirus, 1995.

ESCOBAR, A. Worlds and knowledges otherwise. In: Cultural Studies, n. 21, v.2, p. 179 - 210, 2007.

FALCÃO, J. L. C. et al. A capoeira na encruzilhada entre o conhecimento acadêmico e o saber popular. In: FALCÃO, J. L. C.; STOTZ, M.; CAPELA, P. e MATIELLO JR. O acadêmico e o popular nas práticas corporais: diálogos entre saberes. Florianópolis-SC, Tribo da Ilha, 2010.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

HERNÁNDEZ, M.; TOVAR, T. Funámbulos Editores: Estudio comparativo de los enfoques curriculares utilizados para la formación de licenciados y profesionales de la Educación Física en Bogotá: su pertinencia e impacto. Revista Educación Física y Deporte. n. 28-2, p. 69-77. Bogotá, Colômbia, 2009.

MOLINA, V.; OSSA, A.; ALTUVE, E. ¿Cúal Educación Física para América Latina? Revista Espacio Abierto, Maracaibo, vol. 18, n. 01, mar/2009.

ORTIZ, R. Uma cultura internacional-popular. In: ORTIZ, R. Mundialização e Cultura. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 105-145.

ZANDOMÍNEGUE, B. A. C.; MELLO, A. S. A cultura popular nas aulas de educação física. Curitiba: Appris, 2014.

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