Summary: Na Ginástica Artística (GA) contemporânea, observamos que o ginasta que não usufrui de uma preparação física adequada aumenta a probabilidade de lesões, além de atrasar o processo de aprendizagem dos elementos, o que torna difícil atingir o seu potencial máximo (READHEAD, 1993). E, com o intuito de prover ao ginasta um programa de exercícios que seja eficaz no cumprimento de seus objetivos, se faz necessário um processo de avaliação. Jemni (2017) destaca que a complexidade da modalidade requer um acompanhamento do progresso de cada ginasta, o qual é realizado por meio uma variedade de testes. Essa preocupação também é observada na Ginástica Rítmica (GR), Gateva (2013) cita que a preparação física é um dos pilares mais importantes da modalidade, o qual contribui para que a ginasta alcance o seu potencial máximo. Mas, isso só será possível com monitoramento periódico das capacidades físicas. Nesse sentido, corroboramos Weineck (2005) que não basta apenas respeitar os princípios do treinamento, há necessidade de se implantar um planejamento em longo prazo que possua avaliação constante e exaustiva do processo de treinamento. É pertinente destacar que a avaliação é um requisito prévio para a organização do treino. Assim, o objetivo desse estudo consiste em avaliar jovens ginastas, entre 7 e 12 anos, pertencentes aos projetos de extensão universitária (n = 60) organizados pelo Núcleo de Pesquisa em Ginástica, por meio de testes de força, flexibilidade, equilíbrio, resistência e velocidade. Durante a pesquisa de campo, aplicaremos a bateria de testes do Conselho Europeu (CONSELHO EUROPEU, 1993) nos seguintes projetos de extensão, os quais: "Ginástica Rítmica" e "Escolinha de Iniciação à Ginástica". Para a análise de dados recorreremos à estatística descritiva. Destacamos que os testes serão aplicados em duas oportunidades com um intervalo de três meses.

Starting date: 13/05/2018
Deadline (months): 24

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Coordinator * MAURICIO DOS SANTOS DE OLIVEIRA
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