Summary: Discute a relação da Educação Física com a Educação Infantil, por meio de produções acadêmico-científicas da área e das ementas/bibliografias de disciplinas sobre a infância, em interface com os documentos que orientam essa primeira etapa da Educação Básica no Brasil. Este estudo combinará duas metodologias: a pesquisa documental-bibliográfica e a pesquisa descritivo-interpretativa. Na produção dos dados, utilizará como fontes as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, a Base Nacional Curricular Comum, tese/dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física do Brasil, artigos veiculados nos principais periódicos científicos da área, Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (1978-2015) e ementas/bibliografias das disciplinas que tratam da Educação Infantil nos cursos de formação inicial em Educação Física das universidades públicas do país. Espera-se, com este estudo, afirmar práticas pedagógicas e dar visibilidade às produções que reconhecem e valorizam as crianças como “sujeitos de direitos”, produtoras de cultura e protagonistas em seus processos de socialização e desenvolvimento empreendidos nas aulas de Educação Física com a Educação Infantil.

Starting date: 02/05/2016
Deadline (months): 68

Participants:

Rolesort descending Name
Collaborator * RODRIGO LEMA DEL RIO MARTINS
Coordinator * ANDRÉ DA SILVA MELLO
Student Doctorate * BIANCA ANDREATTA SCOTTÁ
Student Doctorate * ALEXANDRE FREITAS MARCHIORI
Student Doctorate * ÉRICA BOLZAN

Pages

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910