Summary: Objetivamos, neste trabalho, adentrar em um campo fértil ainda pouco estudado na área, qual seja, buscar, por meio de pesquisa empírica, compreender e problematizar as práticas avaliativas produzidas por professores de Educação Física das séries iniciais e finais do ensino fundamental de Vitória-ES, acompanhando seu enredamento no cotidiano escolar. A definição do objeto de estudo pelo viés da avaliação, possibilitará, com base das pistas e indícios produzidos pelos praticantes, evidenciar os processos estratégicos/táticos de apropriação e ressignificação (CERTEAU, 1994), que podem anunciar novas possibilidades de ensino, aprendizagem e de desenvolvimento tanto dos professores como dos alunos. Para tanto, assume a produção dos estudos com o cotidiano como referencial teórico-metodológico, estabelecendo um diálogo com autores das áreas de História, Sociologia, Educação e Educação Física. Espera-se, nesta pesquisa, oferecer subsídios teórico que possam, na concretude dos espaçostempos escolares, conjeturar outros olhares para a prática avaliativa nas aulas de Educação Física.

Starting date: 01/08/2010
Deadline (months): 12

Participants:

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Coordinator * WAGNER DOS SANTOS
Researcher * ANDRÉ DA SILVA MELLO
Researcher * KEZIA RODRIGUES NUNES
Researcher * OMAR SCHNEIDER
Researcher * SILVANA VENTORIM

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