The inclusion of university students with disabilities in Physical Education courses at the Federal University of Espírito Santo
Summary: O debate que permeia as pesquisas no âmbito da inclusão socioeducacional da pessoa com deficiência nos evidencia a necessidade de ampliarmos o olhar acerca dos movimentos produzidos sob a égide da inclusão no sentido da produção de uma meta-análise comprometida com a reflexão crítica e com a possibilidade de transformação social em prol de uma condição de cidadania alicerçado em princípios ético, democráticos e de equidade. Nos anos mais recentes, uma crescente participação de pessoas com deficiência a ter acesso à educação e, mais recentemente, tem ascendido ao Educação Superior. Esse processo desafia e provoca mudanças dentro e fora dos muros das Instituições de Ensino Superior (IES). Por esta razão, nos propomos nesta pesquisa, a entender e problematizar o processo de inclusão de universitários com deficiência em cursos presenciais de Graduação em Educação Física da Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Buscamos então, compreender e problematizar as possíveis, tensões, avanços e desafios presentes neste processo. Os participantes desse estudo serão os/as próprios/as universitários/as com deficiência e seus respectivos coordenadores e professores de curso. A metodologia a ser utilizada é de caráter qualitativo, no intuito de conhecermos o particular e, ao mesmo tempo, descrever e interpretar as realidades investigadas por meio de questionários, entrevistas diários de campo e grupos focais. Como resultados, busca-se constituir conhecimentos sobre a implementação de políticas públicas favorecedoras da inclusão escolar de estudantes com deficiência no Ensino Superior e, também, avaliar o rumo que a universidade está tomando com relação à garantia do acesso e permanência desse alunado.
Starting date: 01/07/2024
Deadline (months): 96
Participants:
Role | Name |
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Coordinator * | MARIA DAS GRAÇAS CARVALHO SILVA DE SÁ |