Produção de conhecimento, práticas pedagógicas e inclusão: uma análise a partir das publicações brasileiras

Resumo: O debate que permeia a produção de conhecimento no âmbito da Educação Física e a inclusão de pessoas com deficiência, evidencia a necessidade da realização de uma meta-análise capaz de analisar os diferentes sentidos e significados que esta temática vem sendo gestadas em diferentes cenários, desde década de 1990, período disparador dos movimentos em prol da inclusão social. Para tanto, objetiva-se realizar uma revisão sistemática da produção científica que envolve os seguintes descritores: Educação Física, Inclusão e Deficiência a partir da década de 1990 até os dias atuais.Nosso problemática busca compreender de que forma tais pesquisas seguem padrões e procedimentos produzidos a partir de perspectivas hegemônicas e capacitistas e, por consequência, promovedoras de ações excludentes ou se, inversamente, encontram-se em consonância com a perspectiva inclusiva a partir de pressupostos comprometidos com a reflexão crítica e a transformação social em contextos éticos, democráticos e de equidade. Os dados serão coletados por meio da seleção de Banco de Teses da Capes e de busca em periódicos com extratos A e B, em consonância com o qualis de periódicos estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. A intenção é compreender e analisar criticamente como o debate afeto às práticas pedagógicas inclusivas em aulas de Educação Física vem sendo veiculado nos principais periódicos nacionais. Muito se tem estudado e discutido sobre processos de inclusão desses indivíduos nos diversos ambientes /tempos sociais, porém, tais produção nem sempre, tem reverberado em práticas pedagógicas igualitárias e qualitativamente comprometidas com o acolhimento e o desenvolvimento integral dos alunos com deficiência. Os resultados esperados caminham na direção da constituição de um banco de dados que nos indique os possíveis avanços, limites e tensões atravessadoras aos processos educacionais inclusivos das pessoas com deficiência, em contextos de aulas de Educação Física.

Data de início: 01/08/2019
Prazo (meses): 72

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado INGRID ROSA CARVALHO
Coordenador MARIA DAS GRAÇAS CARVALHO SILVA DE SÁ
Acesso à informação
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