VITÓRIA DA CIDADANIA: REPRESENTAÇÕES E APROPRIAÇÕES DOS DIREITOS SOCIAIS AO ESPORTE E LAZER PELOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS.

Resumo: O presente projeto é uma iniciativa de caráter acadêmico científico, inserida nas linhas de pesquisa do Centro de Estudos em Sociologia das Práticas Corporais e Estudos Olímpicos (CESPCEO/CEFD/UFES) e financiado pela FACITEC. Em uma série de estudos, vimos investigando a perspectiva da apropriação do Esporte e Lazer como direitos sociais, na medida em que esses objetos são garantidos como tal pela Constituição Federal e pelas constituições estaduais, inclusive a do Estado do Espírito Santo.
Nesse estudo em específico, centramos nosso olhar sobre os indivíduos Portadores de Necessidades Especiais (P.N.E’S). Muito se tem estudado e discutido sobre processos de inclusão desses indivíduos nos diversos ambientes /tempos sociais, porém, esse acesso sempre tomado como direito. No que tange ao direito de acesso ao esporte e lazer, estamos interessados nas diversas ações do Estado nas suas diferentes esferas, no sentido de oferecimento de políticas inclusivas ao esporte e lazer para os P.N.E’s, desde o acesso físico, até às práticas vivenciadas e contempladas dos diferentes interesses culturais do Lazer.
Acreditamos que a iniciativa de estudo nesse sentido seja diretamente relacionada aos objetivos da política municipal de C&T diretamente nos aspectos relacionados aos direitos humanos e cidadania, mas indiretamente vinculado a outras dimensões que mantém relações interdisciplinares com o esporte e o lazer, como é o caso da Saúde e da Educação.
Ainda no que diz respeito especificamente ao município de Vitória, acreditamos que um estudo dessa natureza pode potencializar as ações de atendimento em amplitude a um conjunto de direitos sociais, com inclusão dos P.N.E’s às ações destinadas aos cidadãos em geral do município. Isso porque, além do direito social ao esporte e lazer, o envolvimento do indivíduo P.N.E em programas específicos de atendimento geral em esporte/lazer, saúde, educação, ainda estabelece a ação de indicadores educacionais ao acesso por iniciativa própria do indivíduo à qualidade de vida, promovendo o auto-exercício da cidadania.

Data de início: 01/04/2010
Prazo (meses): 13

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado GRECE TELES TONINI
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910