VALORES EM JOGO: ESPORTE, VALORES E INCLUSÃO SOCIAL

Resumo: Existe em torno do esporte um discurso bastante disseminado sobre suas potencialidades no trato com valores éticos e morais. Embutida nesse discurso está uma premissa que o aponta como ferramenta de elevado potencial dentro de ações sociais direcionadas a públicos e comunidades socialmente menos favorecidas. As justificações para a inserção do esporte nessas ações estão fundamentadas na crença em seu potencial educativo, no suposto poder de combate a criminalidade e/ou na crença de seu potencial para o desenvolvimento de habilidades e competências sociais.

Estudos anteriores indicam a dificuldade em se estabelecer uma relação de causalidades robusta entre a prática de esportes e seus diversos objetivos sociais (objetivos extrínsecos). Ou seja, é bastante complexo isolar a variável 'esporte'.

Os resultados até hoje encontrados são contraditórios entre si. Além disso, diferentes estudos apresentam limitações metodológicas importantes para a extrapolação de seus achados.

Assim, este projeto guarda-chuva tem por objetivo investigar os efeitos das práticas esportivas que tem como estratégia, meio ou ferramenta para a educação em valores e a promoção da inclusão social em ambientes escolares e não escolares.

Neste contexto, utilizaremos abordagens plurimetodológicas adequadas a investigação de relações multifatoriais.

Data de início: 01/08/2019
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado LEONARDO PEROVANO CAMARGO
Aluno Doutorado DONALDSON RODRIGUES THOMPSON
Coordenador OTÁVIO GUIMARÃES TAVARES DA SILVA
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910