" O Ensino em valores a partir das maneiras e artes de fazer: possibilidades pedagógicas para as aulas de educação física."

Nome: THAISE RAMOS VARNIER
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/05/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
OTÁVIO GUIMARÃES TAVARES DA SILVA Co-orientador
WAGNER DOS SANTOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI Examinador Externo
OTÁVIO GUIMARÃES TAVARES DA SILVA Coorientador
WAGNER DOS SANTOS Orientador

Resumo: O tempo atual vive uma notável transformação em que os fundamentos que pautam o meio em que vivemos, inclusive aqueles que nos formam, assumem um caráter volátil e relativo no que diz respeito aos valores morais. La Taille e Menin (2009) nomeiam esse rearranjo dos princípios morais como valores em crise. Ao considerarmos esse processo de apropriação de valores e o contexto em que estes estão inseridos, podemos visualizar a escola e, consequentemente, as aulas de Educação Física como lugares de fronteira, ambientes híbridos, pois acolhem uma diversidade de sujeitos com diferentes princípios e valores morais. O objetivo deste estudo é compreender o ensino em valores trabalhados nas práticas pedagógicas dos professores de Educação Física no contexto escolar. Configura-se como uma pesquisa plurimetodológica de caráter bibliográfico exploratório (GIL, 1987) e qualitativo, assumindo-se a narrativa (SOUZA, 2008) do tipo investigação-formação (SOUZA, 2007) como referencial teórico-metodológico. As narrativas são oriundas de entrevistas semiestruturadas, de registros iconográficos (imagens) e das produções bibliográficas realizadas em uma formação continuada oferecida pelo Proteoria. São colaboradores da pesquisa cinco professores de Educação Física, dos quais quatro da cidade da Serra e um de Vila Velha que sob o formato de narrativas (auto)biográficas que explicitam as práticas pedagógicas de cinco professores de Educação Física escolar. Os dados nos mostram que, em anos recentes, sob o viés de um relativismo axiológico, podemos encontrar na prática pedagógica da Educação Física escolar uma educação voltada para o ensino em valores, de forma intencional, ancorada na especificidade pedagógica da Educação Física.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910