ESTUDOS OLÍMPICOS: VALORES NO JOGO DA INCLUSÃO

Nome: DIEGO BOEIRA LERINA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 02/06/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
OTÁVIO GUIMARÃES TAVARES DA SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FELIPE QUINTÃO DE ALMEIDA Examinador Interno
NELSON SCHNEIDER TODT Examinador Externo
OTÁVIO GUIMARÃES TAVARES DA SILVA Orientador

Resumo: O grau genérico dos valores do Olimpismo permite sua integração a diferentes ambientes culturais. O professor ao desenvolver um programa em Educação Olímpica (EO) necessita refletir sobre seus próprios valores, os valores do Olimpismo e aqueles existentes no ambiente de ensino. Nesse sentido, é importante que o professor tenha um guia de atividades que sirva como referência para a sistematização do ensino em valores por meio do esporte. O objetivo geral deste estudo é determinar a validação de conteúdo qualitativa do material didático para a educação em valores por meio do esporte adequado a projetos de inclusão social (Manual de Educação Olímpica) (MEO). Os objetivos específicos são: (a) investigar a validade da organização e método; (b) investigar a validade da informação; (c) investigar a validade da comunicação; (d) investigar a validade da operacionalização/exequibilidade. Um delineamento do tipo transversal foi identificado como adequado. O MEO foi projetado como um guia de referência que prove atividades específicas baseadas em dilemas morais para o ensino em valores por meio do esporte. Dessa forma o amplo sentido dos valores do Olimpismo pode ser adequado a diferentes ambientes culturais. De um Total de 51 atividades, 90,81% foram analisadas. Desse universo, 93,23% foram caracterizadas como exequíveis. Das 37 sugestões, dadas por três avaliadores, sobre as categorias de análise, respectivamente: informação=45,9%; Comunicação=13,5%; Organização e método=40,6%. Com fundamento nesses dados é possível concluir que o MEO é adequado ao ensino esportivo em projetos de inclusão social no Brasil.

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