Desafios da formação docente em Educação Física: um estudo de caso no mestrado e doutorado acadêmico do CEFD/UFES

Nome: MAIQUE VINÍCIUS RIGUETE RIBEIRO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/03/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FELIPE QUINTÃO DE ALMEIDA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FELIPE QUINTÃO DE ALMEIDA Orientador
IVAN MARCELO GOMES Examinador Interno

Resumo: A presente dissertação busca entender a formação ofertada pelo Programa de Pós-graduação do Centro de Educação Física da UFES. Trata-se de um estudo de caso, descritivo e como instrumento de investigação utilizou entrevistas semi-estruturadas com alunos e professores do Programa. Percebemos que o Programa, a partir de sua organização curricular, tem a preocupação de proporcionar uma formação que transcende uma formação especializada. Entendemos que a estrutura do Programa auxilia na formação dos estudantes, a partir das disciplinas; dos grupos de estudos e na relação entre aluno e orientador. A formação de Professores do Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFES sofre com a influência do sistema de avaliação da CAPES. Assim, a partir de suas tenções internas e as dificuldades que o Programa enfrenta, percebemos a formação do Programa como fundamental instrumento de capacitação de novos professores universitários.

Palavras chave: Pós-graduação, formação, ensino superior.

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