Educação Física e Esporte

Código: PGEF-28
Curso: Mestrado em Educação Física
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: O curso propõe examinar a produção da História da Educação Física e do Esporte no Brasil, sob a perspectiva da Nova História Cultural. Tematiza a produção de objetos de estudo, seus problemas e suas fontes.
Bibliografia: Unidade I - Teoria da história: sobre o que testemunham as fontes 01 Apresentação do programa / O conhecimento Histórico 02 Modelos de História 03 BURKE, Peter. A escola dos annales – 1929 – 1989: a revolução francesa da historiografia. São Paulo: Editora da UNESP, 1991. 04 CERTEAU, Michel de. A operação histórica. In: LE GOFF, Jacques; NORA Pierre (Org.). História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988. p. 17- 48. 05 CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados: Instituto de Estudos Avançados - USP, São Paulo, v. 5, n. 11, p. 173-191, abr. 1991. 06 GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. 07 CATROGA, Fernando. Memória, história e historiografia. Coimbra: Quarteto Editora, 2001. 08 PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005. 09 10 NUNES, Clarice; CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Historiografia da educação e fontes. Cadernos da ANPED, Belo Horizonte, n. 5, p. 7-64, set. 1993. Saint-Georges, Pierre de. Pesquisa e crítica das fontes de documentação nos domínios económicos, social e político. In: ALBARELLO, Luc et al.Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva Publicações Ltda., p. 15-47, 1997. Unidade II – História da Educação Física no Brasil: a crítica documental 07 GOELLNER, Silvana Vilodre. O método francês e a Educação Física no Brasil: da caserna à escola. 1992. 214 f. Dissertação (Mestrado Educação Física) – Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1992. 08 CANTARINO FILHO, Mario Ribeiro. Educação Física no estado novo: história e doutrina. 1982. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 1982. 09 LIMA, Magali Alonso de. O corpo no espaço e no tempo: Educação Física no estado novo (1937-1945). 1980. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Estudos Avançados em Educação, Departamento de Filosofia da educação, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1980. 10 BERCITO, Sonia de Deus Rodrigues. Ser forte para fazer a nação forte: a Educação Física no Brasil (1932–1945). 1991. 244 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991. Unidade III – A nova história da Educação Física no Brasil: novas abordagens de velhos objetos 11 FERREIRA NETO, Amarílio. A pedagogia do exército na escola: a Educação Física brasileira (1880-1950). Aracruz – ES: FACHA, 1999. 12 VAGO, Tarcísio Mauro. Cultura escolar, cultivo dos corpos: educação physica e gymnastica como práticas constitutivas dos corpos de crianças no ensino público primário de Belo Horizonte (1906-1920). 1999. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação: História da Educação e Historiografia, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 1999. 13 LINHALES, Meily Assbú. A escola, o esporte e a “energização do caráter”: projetos culturais em circulação na Associação Brasileira de Educação (1925-1935). 14 SCHNEIDER, Omar. A revista Educação Physica (1932-195): estratégias editoriais e prescrições educacionais. 2003. 342 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003. 15 OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de. Para uma crítica da historiografia. Ditadura militar, educação física e negação da experiência do professor. In: Pesquisa histórica na educação física. V. 6. Vitória: PROTEORIA, 2001. p. 5-48.

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