Educação Inclusiva

Código: PGEF-10
Curso: Mestrado em Educação Física
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Tendências atuais na produção do conhecimento na área de educação especial. Análise histórica das diferentes abordagens de atendimento em educação especial. O cotidiano educacional em diferentes ambientes educativos. A proposta de educação inclusiva e a produção de subjetividades.
Bibliografia: AINSCOW, Mel. Educação para todos: torná-la uma realidade. In: AINSCOW, Mel; PORTER, Gordon; WANG, Margaret. Caminhos para as escolas inclusivas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1997. p. 12-31 (Desenvolvimento Curricular na Educação Básica; 6).

AMARAL, Lígia Assumpção. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. In: AQUINO, Julio Groppa (Org.). Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998. p. 11-29.

BAPTISTA, Cláudio Roberto (Org.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006.

BAUMEL, Roseli Cecília Rocha de Carvalho. Escola inclusiva: questionamentos e direções. In: BAUMEL, Roseli Cecília Rocha de Carvalho; SEMEGHINI, Idméa (Org.). Integrar/incluir: desafio para a escola atual. São Paulo: FEUSP, 1998. p. 33-44

BAUMEL, Roseli, Cecília Rocha de Carvalho. Formação de professores: algumas reflexões. In: BAUMEL, Roseli C. R. de C.; SPROVIERI, Maria Luisa. Educação especial: do querer ao fazer. São Paulo: Avercamp, 2003.

BRASIL. Decreto-lei nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Estatuto das Pessoas com Deficiência. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 21 dez. 1999.
BRASIL. Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Brasília, CORDE, 1994.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Brasília: Gabinete do Senador Darcy Ribeiro, 1997.

CARMO, Apolônio Abadio do. Inclusão escolar e a educação física: que movimentos são estes? In: Revista Integração, Brasília, ano 14, p. 6-13, mar. 2002. Edição especial: Educação Física Adaptada.

CHICON, José Francisco (Org.). Educação especial: fundamentos para a prática pedagógica. Vitória, ES: EDUFES/CEFD, 2004.

CHICON, José Francisco. Compreendendo a inclusão/exclusão no contexto da educação física escolar. In: CHICON, José Francisco; RODRIGUES, Graciele Massoli (Org.). Educação física e os desafios da inclusão. Vitória, ES: Edufes, 2010. p. 66-103.

CHICON, José Francisco. Formação continuada de professores a partir de Adorno: apontamentos com ênfase na inclusão. In: CHICON, José F. Formação continuada, educação física e inclusão: (res)significando a prática docente. 2013. 138 f. Estágio de Pós-Doutorado. Programa de Pós-Gradação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, 2013. p. 70-86.

CHICON, José Francisco. Inclusão na Educação Física escolar: construindo caminhos. USP, 2005. 426 f. Tese (Doutorado em Educação, linha de pesquisa: Educação Especial) — Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), São Paulo, 2005.

CHICON, José Francisco. Jogo, mediação pedagógica e inclusão: a práxis pedagógica. Vitória, ES: EDUFES, 2004.

CHICON, José Francisco. Prática psicopedagógica em crianças com necessidades educativas especiais: abordagem psicomotora. Vitória, ES: CEFD/UFES, 1999.

CHICON, José Francisco; MENDES, Katiuscia A. M. de O.; SÁ, Maria das Graças C. S. de. Educação física e inclusão: a experiência na escola azul. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 4, p. 185-202, out./dez. 2011.

CIDADE, Ruth Eugênia; FREITAS, Patrícia Silvestre. Educação Física e inclusão: considerações para a prática pedagógica na escola. Revista Integração, Brasília, ano 14, p. 6-13, mar. 2002. Edição especial: Educação Física Adaptada.

COSTA, Alberto Martins; SOUSA, Sônia Bertoni. Educação física e esporte adaptado: história, avanços e retrocessos em relação aos princípios da integração/inclusão e perspectivas para o século XXI. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 25, n. 3, p. 27-42, maio 2004. (Temática Educação Física Adaptada).
CRUZ, Gilmar de Carvalho. Classe especial e regular no contexto da educação física: segregar ou integrar? 1996. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1996.

CRUZ, Gilmar de Carvalho; SORIANO, Jeane Barcelos. Perspectivas docentes sobre formação profissional em educação física para atuação em contextos inclusivos. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 3, p. 1-16, set./dez. 2010. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/9263/8389>. Acesso em: 9 nov. 2011.

DECLARAÇÃO de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994.

DELLA FONTE, Sandra Soares. Amor e paixão como facetas da educação: a relação entre escola e apropriação do saber. In: DUARTE, Newton; DELLA FONTE, Sandra Soares. Arte, conhecimento e paixão na formação humana: sete ensaios de pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2010. cap. 6, p. 121-144. (Coleção Educação Contemporânea).

DELLA FONTE, Sandra Soares. Os desafios da diferença e da diversidade na educação escolar. Vitória: Ufes, 2011. p. 1-13 (mimeografado). Texto elaborado para o momento inicial do Curso de Formação Continuada para Gestores Públicos de Educação Especial do Estado do Espírito Santo. Esse evento foi promovido pelo grupo de pesquisa “Educação Especial e formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas de inclusão escolar” (Ufes), no período de 27 e 28 de maio de 2011, no auditório do Centro de Educação da Ufes.
Disponível em: HTTP://35reuniao.anped.org.br/images/historias/trabalhos/gt17%20trabalhos/gt17-1717int.pdf. Acesso em: 22 abril 2013.

GÓES, Maria Cecília Rafael de. Relações entre desenvolvimento humano, deficiência e educação: contribuições da abordagem histórico-cultural. In: OLIVEIRA, Marta Kohl de; REGO, Teresa Cristina. Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.

JESUS, Denise Meyrelles de. Educação inclusiva: construindo novos caminhos. 2002, 217 f. Tese (Pós-Doutorado) — Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), São Paulo, 2002.

JESUS, Denise Meyrelles de; BAPTISTA, Cláudio Roberto; VICTOR, Sonia Lopes. Pesquisa e educação especial: mapeando produções. Vitória, ES: EDUFES, 2005.

KIRK, Samuel A.; GALLAGHER, James J. Educação da criança excepcional. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

MARQUES, Luciana Pacheco. O professor de alunos com deficiência mental: concepções e prática pedagógica. Juiz de Fora, MG: EdUFJF, 2001.
MENDES, Enicéia Gonçalves. Perspectivas para a construção da escola inclusiva no Brasil. In: PALHARES, Marina Silveira; MARINS, Simone Cristina Fanhani (Org.). Escola inclusiva. São Carlos: EdUFSCar, 2002. p. 61-85

MENDES, Katiuscia Aparecida M. de O. Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola: aspectos cotidianos e não cotidianos. 2010. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, 2010.

MICHELS, Maria Helena. Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, p. 406-423, set./dez. 2006

MITTLER, Peter. Educação inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

NASCIMENTO, Sylvia Fernanda. Formação continuada de professores de educação física na perspectiva da inclusão. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, 2012.

NÓVOA, Antônio. Prefácio. In: VICTOR, Sonia L.; DRAGO, Rogério; CHICON, José Francisco (Org.). A educação inclusiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos: avanços e desafios. Vitória, ES: Edufes, 2010. p. 11-16.

PALHARES, Marina Silveira; MARINS, Simone Cristina. Escola inclusiva. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

PERRENOUD, Philippe. Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 200.

PRIETO, Rosângela Gavioli. A construção de políticas públicas de educação para todos. In: PALHARES, Marina Silveira; MARINS, Simone Cristina. Escola inclusiva. São Carlos: EdUFSCar, 2002. p. 45-60.

RIBEIRO, Maria Luisa Sprovieri; BAUMEL, Maria Cecília rocha de Carvalho. Educação Especial: do querer ao fazer. São Paulo: Avercamp, 2003.

ROCHA, Ruth. Quando a escola é de Vídro. In: ROCHA, Ruth. Este admirável mundo louco. Rio de Janeiro: Salamandra, 1986. 13 p.

RODRIGUES, Armindo J. Contextos de aprendizagem e integração/inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. In: RIBEIRO, Maria Luisa Sprovieri; BAUMEL, Roseli Cecília Rocha de Carvalho (Org.). Educação especial: do querer ao fazer. São Paulo: Avercamp, 2003. p. 13-26.

ROSADAS, Sidney de Carvalho. Educação física e prática pedagógica: portadores de deficiência mental. Vitória, ES: CEFD/UFES, 1994.

SACKS, Oliver W. Um antropólogo em Marte: sete histórias paradoxais. 6. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
SANCHES, Isabel Rodrigues. Necessidades educativas especiais e apoios e complementos educativos no cotidiano do professor. Porto: Porto Editora, 1996.

SEVERINO, Antônio Joaquim. A filosofia na formação universitária. Revista Páginas de Filosofia, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 31-45, jan./jun. 2010.

SIQUEIRA, Mônica frigini. Educação física, autismo e inclusão: ressignificando a prática pedagógica. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, 2011.

SOUSA, Sônia Bertoni. Educação física inclusiva: um grande desafio para o século XXI. Revista Integração, Brasília, ano 14, p. 35-38, mar. 2002. Edição especial: Educação Física Adaptada.
TORRES GONZÁLEZ, José Antonio. Educação e diversidade: bases didáticas e organizativas. Porto Alegre: ARTMED, 2002.

VENTORIM, S. Formação de professores com, na e para a educação inclusiva. In: SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 10., 2006, Vitória. Anais... Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2006. IMPRESSO [p.113-121].

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Traduação Maria da Penha VillaLobos. 5. ed. São Paulo: Ícone/Edusp, 1994. p. 103-117.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910